Controle Interno dá boas-vindas a novos Auditores

Em 2021, sete novos Auditores do Controle Interno passam a integrar o quadro de servidores da prefeitura de Porto Alegre. Uma atividade na tarde de segunda-feira, dia 16 de agosto, marcou a chegada dos colegas. Estão lotados na Secretaria Municipal da Fazenda, na Contadoria Geral, os Auditores Luan Burin da Rosa, Karoline Brotto de Moraes e Rafael Marques Brum, para compor as equipes de Custos e de Automação dos Relatórios Gerenciais. Na Secretaria de Transparência e Controladoria estão os Auditores Ailton Schroder Fenner, Amanda Santos Wehrmann, Lilian Souza Strohmeier e Mariana de Oliveira Cavalheiro.

O presidente da Ascontec, Ricardo Setton, destacou que o ato de apresentação tem como propósito integrar os novos servidores e colocou a associação à disposição para qualquer auxílio que seja necessário. Controlador-Geral do Município, Silvio Zago lembrou que a associação foi formada para reforçar o trabalho da categoria. Vanderlei de Souza, Contador-Geral do Município - setor que também integra o Sistema de Controle Interno - destacou que esse trabalho não é despesa, e sim investimento.

Também esteve presente no ato o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, que sustentou a nomeação de novos servidores e é entusiasta de iniciativas como a auditoria própria da folha de pagamento, sem buscar o trabalho em consultoria externa. “Não existe proteção social sem dinheiro. Precisa se arrecadar e não perder”, destacou, em referência ao trabalho desempenhado pelo Controle Interno.

Aprendizado com os trabalhos em andamento

A grande demanda por reposição reflete no acúmulo de trabalho em diferentes setores do Controle Interno, que agora está sendo suprida pelos auditores que ingressaram neste ano. Para os novos servidores, o momento representa a oportunidade de aprendizado com os trabalhos em andamento, como a auditoria da folha de pagamento e a implantação do sistema de gerenciamento de custos, assim como esperam contribuir com a experiência que trazem de trabalhos anteriores.