Porto Alegre conquista 6º lugar entre as capitais em Ranking do Siconfi

Indicador mede qualidade da informação contábil e fiscal dos municípios brasileiros

O Município de Porto Alegre conquistou o 6º lugar entre as capitais no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para o ano de 2021. A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) considera os dados enviados pelos entes federados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI).

A intenção do indicador é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação, como é o caso dos agentes financiadores do Município. O ranking é dividido em quatro dimensões de avaliação e cada uma reúne um conjunto de verificações que tenham o mesmo objetivo ou que sejam relacionadas às mesmas informações. As dimensões são: Gestão de Informação; Informações Contábeis; Informações Fiscais; e Informações Contábeis x Informações Fiscais.

Na primeira edição do ranking, publicada em 2020 com dados de 2019, Porto Alegre ficou na 11ª posição entre as capitais. Nos dois anos avaliados, Porto Alegre obteve a nota B (segunda entre 5 níveis). 

"Em um ano, já evoluímos muito e estamos trabalhando para qualificar ainda mais nossos sistemas e processos, garantindo mais agilidade e transparência nos dados", afirmou o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel. "Continuamos trabalhando na melhoria contínua de nossos processos e sistemas, buscando qualificar ainda mais os dados e as informações contábeis do Município", destacou o Contador-Geral do Município, Vanderlei de Souza.

Segundo Adriana Amorim, Diretora da Divisão de Informações Legais e Gerenciais (DILG), “a evolução de Porto Alegre no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal se deve às melhorias propostas e realizadas pelos auditores de controle interno da DILG em conjunto com trabalho realizado pela Diretoria de Contabilidade-Geral (DCG) na elaboração e conferência dos demonstrativos e dados enviados à STN”.

Mais informações sobre o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal podem ser acessadas no link ranking-municipios.tesouro.gov.br.