Contadoria-Geral promove 1º Seminário de Custos do Município de Porto Alegre

O Sistema de Gerenciamento de Custos, ferramenta para fins gerenciais em implantação na prefeitura de Porto Alegre, foi apresentado a servidores de diferentes setores na tarde de quarta-feira, dia 15 de dezembro, no 1º Seminário de Custos do Município. O evento foi realizado pela equipe de Custos da Divisão de Contabilidade Geral (DCG), vinculada à Contadoria-Geral do Município, no âmbito da Secretaria da Fazenda.

Iniciativa da DCG em estudo desde 2015, o trabalho para desenvolver o Sistema de Custos iniciou em 2019 e seu calendário de implementação segue até 2024. Até o momento já foram contemplados quatro setores da prefeitura (SMF, SMSURB, DMAE e DMLU), além dos três projetos-piloto (SMS, SMED e SMSEG).

Presente na abertura do seminário, o secretário adjunto da Fazenda Bruno Caldas falou sobre o fortalecimento da equipe de custos e a aposta do governo em desenvolver a ferramenta. Ele informou ainda da disponibilidade de recursos para aprimorar o trabalho, que virá a partir do financiamento autorizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a prefeitura.

Responsável pela condução do seminário, Celina Ritt Blazina, diretora da DCG e gerente do projeto de implantação do Sistema de Gerenciamento de Custos, destacou que esse trabalho já é uma realidade no município. Após a implantação em todas as secretarias e autarquias, será mantido como um processo contínuo. Contador-Geral adjunto, Cleber Danelon pontuou que “um trabalho como esse mostra o diferencial que os gestores precisam para tomar decisões”.