Ascontec realiza série de entrevistas com servidores

Gilberto Bujak e Vanderlei de Souza são primeiros colegas entrevistados *

Criada em 2009, a Controladoria-Geral do Município, vinculada à Secretaria Municipal de Transparência e Controle (SMTC), passou por modificações na sua estrutura no último ano, e parte das funções que exercia estão hoje sob responsabilidade da Contadoria-Geral do Município, vinculada à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF).

Quem explica essas mudanças e as responsabilidades de competência de cada órgão são Gilberto Bujak, Controlador-Geral do Município, e Vanderlei de Souza, Contador-Geral. Eles são os primeiros colegas a participar da série de entrevistas com os Auditores e Técnicos do Controle Interno da Prefeitura de Porto Alegre, realizada pelo setor de comunicação da Ascontec.

A novidade é a criação da SMTC, que incorpora algumas funções que antes eram da Fazenda, e terá como responsabilidade aprimorar o serviço de ouvidoria, administrar o portal transparência, além de realizar o trabalho de correição. Com a divisão, as funções de auditoria e despesa pública seguem vinculadas à Controladoria, enquanto informações legais e gerenciais e a contabilidade migraram para a Contadoria.

Bujak conta que a ideia dos servidores era que não houvesse a separação das competências entre duas secretarias. Aliado a isso, complementa Vanderlei, existe um déficit no número de servidores, que atualmente é insuficiente para a demanda de trabalho. “Por isso é importante fazer concurso e chamar novos auditores”, defende Vanderlei.

* Confira o material completo de cada entrevista nas próximas publicações