Porto Alegre conquista nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e repete 6ª posição entre capitais

A Contadoria-Geral do Município conquistou, pela primeira vez, a nota A – pontuação mais alta – no Ranking de 2021 da Qualidade da Informação Contábil da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O Município saiu de uma pontuação de 81,75 no Ranking de 2020 para 86,83 pontos na última classificação realizada. A Capital gaúcha figura em sexto lugar no ranking pelo segundo ano consecutivo, tendo evoluído a partir da 11ª posição em 2019. 

Por meio do ranking, a STN busca a melhoria da qualidade e consistência dos dados fiscais e contábeis enviados ao Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.

De acordo com a associada da Ascontec Adriana Viegas de Amorim, diretora da Divisão de Informações Legais e Gerenciais – DILG – área dentro da Contadoria responsável pela prestação de informações à STN, a boa classificação resulta de um esforço permanente dos técnicos da Contadoria no aprimoramento das demonstrações contábeis. “Igualmente, a atualização de processos e metodologias de trabalho, pois a cada ano aumenta o número de verificações e cruzamentos de informações pelo Siconfi”, frisa.

Adriana também salientou que os reflexos da obtenção de uma boa nota no ranking são importantes para o Município pela confiança angariada pela administração pública. “O ranking atesta a segurança dos dados publicados. Além da transparência, dá maior confiabilidade nas informações fornecidas a sociedade, aos órgãos de controle externo e aos agentes financiadores de políticas públicas.”

A conquista foi também comemorada pelo Secretário Municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, e pelo Contador-Geral do Município, Vanderlei de Souza. Em nota divulgada pela Prefeitura, Fantinel elogiou o quadro de servidores como muito qualificado, e disse que gerar informações confiáveis é motivo de orgulho. Já Souza sinalizou que o trabalho da Contadoria seguirá evoluindo. 

A Ascontec parabeniza os servidores pela conquista, com a certeza da competência e empenho necessários para a prestação de informações confiáveis.

Os dados do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal podem ser conferidos neste link: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/