Pagamento e controle do aluguel social passa por seccionais no Demhab

A seccional da Despesa no Departamento Municipal de Habitação (Demhab) de Porto Alegre é formada por uma equipe com três servidoras: Jane Méri Francines Passos, Lizete Ramona Camargo Freitas e Silvia Cristina da Silva Araújo.

Jane Méri Francines Passos

Vinculada à Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC), a seccional é responsável pelo trabalho de verificar empenho e liquidação, compras de materiais, folha de pagamento do Demhab e análise dos processos referentes a prestação de serviço por terceirizadas ao órgão.

Lizete Ramona Camargo Freitas

Silvia Cristina da Silva Araújo

 

 

 

 

 

 

 

Elas explicam que o Demhab recebe recursos de programas federais, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, e o setor de despesa faz a análise referente aos processos das contratações efetuadas com esses recursos. Além disso, é de responsabilidade do departamento programas municipais como o aluguel social – principal política de habitação atualmente utilizada pelo município – e o bônus moradia.

Na sala ao lado ficam três profissionais da seccional da Contabilidade, esta vinculada à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF): Jorge Arlindo Madruga, Michele Plinski e Airton de Matos Santos.

Por eles passa a rotina contábil do departamento, como o registro das entradas de receita e o pagamentos das parcelas de alguns dos programas sociais, por exemplo.  Jorge Madruga explica que há um controle extra para conferir se esses pagamentos foram feitos ou se há duplicidade.

Airton de Matos Santos (E), Michele Plinski e Jorge Arlindo Madruga

Os servidores que atuam nas duas seccionais entendem que seus trabalhos são complementares. “Não tem necessidade dessa divisão”, diz Madruga. “Um setor depende do outro. O trabalho bem feito na Despesa facilita nosso trabalho”, exemplifica.