Seccional é responsável pela execução orçamentária de três secretarias

Com a reforma administrativa promovida pela atual gestão municipal, a equipe da seccional da despesa que atuava na antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação hoje é responsável pelo atendimento de três pastas: Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), Serviços Urbanos (Smsurb) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams). Tudo que envolve execução orçamentária das três pastas passa pela seccional.

Vinculada à Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria, a equipe é formada por três profissionais – a auditora Lenita Maria Rossi e a técnica Denise Rodrigues Souza, que contam com o apoio da assistente Jacqueline Maria Thiel.

Jacqueline Maria Thiel, Lenita Maria Rossi e Denise Rodrigues Souza

Na rotina de trabalho, Lenita explica que a equipe analisa as licitações para empenho da despesa, retoma os processos para a liquidação e encaminha para pagamento. Ela destaca como uma das principais funções da seccional a orientação prestada às secretarias que atendem. “Demandam bastante, com dúvidas no preenchimento e na execução do contrato”, exemplifica.

Em relação à secretaria responsável pelas obras, por exemplo, a equipe da seccional atuam em todas as etapas e controlam os processos de pagamento. “Obras tem muita subcontratação e precisa ter todo esse acompanhamento”, diz. Também passa pelas profissionais o controle do ponto, contracheque e vales de todos os funcionários das terceirizadas contratadas.

Além disso, elas atuam em conjunto com as secretarias para a manutenção do banco de referência da Procuradoria Geral do Município (PGM), antecipando informações que podem ser demandadas em um eventual processo contra o município. Em relação à Ascontec, as profissionais avaliam como positiva a atuação da atual gestão.