Fluxo de caixa da Prefeitura é elaborado pela equipe de Planejamento Financeiro

Parte das funções do Tesouro Municipal, a Divisão de Planejamento Financeiro da Secretaria Municipal da Fazenda é responsável por elaborar o fluxo de caixa dos recursos livres da Prefeitura de Porto Alegre, além de analisar todos os ingressos de receita e os desembolsos feitos pelo Município. Esse trabalho resulta em um demonstrativo mensal disponibilizado para acesso no portal da Prefeitura.

O auditor do controle interno Rogerio Oliveira é o coordenador da equipe, que é formada também por Newton Saldanha e César Foleto. Pelo trabalho deles passa o planejamento orçamentário e, eventualmente, o extraorçamentário, que é a base de tudo que será executado. Além disso, diariamente Oliveira se reúne com os demais integrantes da Junta Financeira, a partir da qual se tem a orientação do que está planejado para as finanças do Município naquele dia.

Rogerio Oliveira, Newton Saldanha e César Foleto

A partir do comportamento do ingresso e saída de receita, explica Oliveira, é possível identificar o que vai se conseguir ou não pagar. Caso se identifique algo que possa gerar encargo ao município, a equipe orienta a segurar o recurso para que se possa tentar ajustar as contas e realizar o pagamento. Oliveira conta que a divisão está passando por uma reestruturação que prevê uma área de estudo, o que permitirá maior precisão do planejamento, para que este seja acompanhado e incorporado ao fluxo.