Artigo da Ascontec é publicado no JC

Artigo assinado pela presidente da Ascontec, Aline Possamai, é publicado nesse dia 28 de abril no Jornal do Comércio.

Na prefeitura de Porto Alegre, desde o dia 19 de março não há mais expediente de todas as funções que podem ser realizadas à distância.

O artigo relata essa experiência e a importância de manter as atividades, com destaque ao trabalho desempenhado pelos auditores e técnicos do Controle Interno.

Confira a íntegra do artigo de Aline Possamai abaixo. Ele também está disponível no link https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/opiniao/2020/04/736381-estamos-em-casa-trabalhando-pela-cidade.html

 

Estamos em casa trabalhando pela cidade

Aline Possamai

Ao determinar o isolamento social para combater a pandemia de Covid-19, o município de Porto Alegre atende à orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A quarentena da população é, até o momento, a maneira mais eficaz de evitar a disseminação desenfreada do novo coronavírus. Na prefeitura, desde o dia 19 de março não há mais expediente de todas as funções que podem ser realizadas à distância. De casa, o atendimento prestado pelos servidores à administração pública e à população não para.

O controle interno é uma dessas atividades exercida por servidores públicos municipais que estão trabalhando em regime de home office. Auditores e técnicos do controle interno estão presentes em várias frentes dentro da prefeitura de Porto Alegre - auditoria, despesa, contabilidade, informações legais e gerenciais, Tesouro Municipal, Orçamento, patrimônio e Tecnologia da Informação, sempre zelando para que os recursos públicos sejam bem utilizados.

No trabalho a distância, o trâmite de documentos é realizado integralmente de forma eletrônica e servidores se revezam em plantão, caso seja necessário ir até o setor fisicamente. Nos primeiros dias, com a alta demanda do sistema, horários alternativos de acesso foram adotados, para que o trabalho não deixasse de ser realizado. Agora, com a melhoria na capacidade dos acessos remotos, o trabalho flui normalmente. Assim como em outros setores produtivos, reuniões virtuais nos orientam para a realização das atividades e o contato on-line é permanente.

Semanalmente, relatórios de produtividade, que respondem aos Planos de Ação elaborados pelos setores no início da quarentena, são apresentados por cada servidor à sua chefia direta, que reúne todos e os encaminha ao gabinete das secretarias da Fazenda ou da Transparência e Controladoria.

Esse é o trabalho desempenhado no atual estado de emergência em que o município de Porto Alegre se encontra. Pelos auditores e técnicos do controle interno passa o controle dos recursos públicos. Com isso, garantimos a continuidade dos serviços públicos e que o município siga recebendo e destinando adequadamente os recursos utilizados para o combate à Covid-19.

Presidente da Associação dos Auditores e Técnicos do Controle Interno de Porto Alegre