Ascontec saúda gestão municipal pela escolha dos secretários da Fazenda e da Transparência e Controladoria

A Ascontec - Associação dos Auditores e Técnicos do Controle Interno da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - representa servidores das secretarias da Fazenda e da Transparência e Controladoria. Desde o dia 1º de janeiro deste ano, dois novos secretários estão no comando dessas pastas.

 

Na Fazenda está o servidor de carreira Rodrigo Sartori Fantinel, auditor fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre há 18 anos. Mestre em Economia e graduado em Ciências Atuariais, Fantinel foi superintendente da Receita Municipal e presidiu o Conselho Fiscal do Previmpa. Atuava desde 2017 como diretor de Arrecadação e Cobrança da Receita Municipal. Ainda, foi professor universitário nas áreas de gestão, finanças, previdenciária e tributária.

 

Na Transparência e Controladoria, o titular é Gustavo Ferenci, jornalista com atuação na elaboração de políticas públicas de transparência e dados abertos. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo na gestão de José Ivo Sartori e coordenador da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. Foi também coordenador do Plano de Governo de Sebastião Melo na campanha de 2020.

 

A Diretoria da Ascontec saúda a gestão municipal pela escolha de profissionais reconhecidos nas suas áreas de atuação para os trabalhos à frente da SMF e da SMTC. Acreditamos que a experiência dos secretários com o setor público, inclusive sendo o secretário Fantinel um servidor de carreira do município, permitirá aos gestores compreensão do papel de continuidade e memória que servidores exercem e, no caso especial dos Auditores e Técnicos do Controle Interno, o papel de zelar para que os recursos públicos sejam bem utilizados.

 

Quando a condução do trabalho em setores estratégicos da administração municipal é pautada pela orientação técnica, isso reflete na qualidade do serviço prestado à população. Entendemos que é esse o principal objetivo da administração e colocamos nossa entidade à disposição dos novos gestores para que juntos possamos atuar tendo como foco o interesse comum da sociedade.