top of page

Auditoras consolidam prestação de contas do município ao TCE e à STN

  • ascontecpoa
  • 14 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

A geração e consolidação dos relatórios de prestação de contas sobre as finanças de Porto Alegre, solicitados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), são atribuições da equipe do Controle Interno que atua na Divisão de Informações Legais e Gerenciais da Secretaria da Fazenda.


O setor também é responsável por fornecer informações para a própria prefeitura, para embasar tomada de decisões sobre investimentos, volume da dívida, contratação de pessoal e concessão de gratificações. O trabalho envolve toda a administração direta, incluindo fundações e autarquias. A partir da reforma administrativa de 2017, passou a englobar ainda a prestação de contas aos ministérios da Educação e da Saúde.

Auditoras Adriana, Carina e Fernanda[/caption]


A equipe é formada pelas auditoras de controle interno Adriana Viegas de Amorim - diretora da divisão - e Carina de Oliveira Kohl, pelo assistente administrativo Adelson Jardim e pela estagiária de Economia Gabriela Pinheiro Machado. Até dezembro de 2018, a auditora Fernanda Costa Oliveira Muller cumpria a função de diretora da divisão, mas solicitou licença para interesses pessoais.


Além da geração dos relatórios, a divisão de Informações Legais e Gerenciais também elabora o Balanço das Finanças Públicas (dados sobre as finanças municipais consolidados em uma revista anual entregue à Câmara de Vereadores), auxilia na consolidação da demonstração contábil do município e agrupa os dados para a apresentação, pelo secretário da Fazenda, em audiências públicas quadrimestrais realizadas no Legislativo municipal.


Outra função desempenhada pelas auditoras é o controle dos limites máximos de gastos com pessoal, dívida pública e operações de crédito e o percentual mínimo investido em saúde e educação, a partir do que está determinado na a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “É um trabalho de grande responsabilidade, que não permite erro. Todos temos de conferir o trabalho um do outro”, relata Adriana.


Em 2019, com a ampliação das exigências dos órgãos de controle, a equipe pleiteia a melhoria dos sistemas de trabalho pela Procempa, para racionalizar a emissão dos relatórios solicitados. “O sistema poderia ser aprimorado, para gerar relatórios automaticamente e nós conferirmos. Hoje, temos que montar planilhas manualmente e atualizar a cada demonstrativo”, explica Carina.


Conforme as servidoras, o controle foi intensificado a partir de 2015, com a aplicação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), criado pela STN para padronizar a prestação de contas dos entes federados. “Temos que estar atentas e sempre nos atualizando para cumprir as normas dos órgãos que solicitam informações”, finaliza Adriana.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Atuar pela valorização da carreira de Controle Interno no Município de Porto Alegre Visão: Ser referência como entidade representativa de classe.

Todos os direitos reservados

Logo.png
bottom of page