Reunião da Rede PNAFM tem apoios da Caixa e Ascontec e inscrição aberta para associados
O município de Porto Alegre receberá pela primeira vez, nos dias 29 e 30 de junho, no auditório da Caixa Econômica Federal, a reunião da rede PNAFM, que trata do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros. O evento é aberto à participação dos associados da Ascontec e trará estudos de caso de municípios beneficiados pelo programa. O encontro é realizado pela Coordenação-Geral de Programas e Projetos de Cooperação do Ministério da Fazenda e tem os patrocínios da Ascontec e da Caixa.
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) alocados pelo governo federal aos municípios, o PNAFM visa a promover políticas públicas transparentes e eficientes na gestão da receita e gasto público municipal.
São diversas ações financiadas pelo programa em Porto Alegre, uma delas pioneira entre as capitais brasileiras: o desenvolvimento do Sistema Integrado de Custos (SIC), plataforma que está unificando os dados das secretarias da administração municipal e facilita a tomada de decisão dos gestores de cada pasta e um conhecimento mais global dos custos com pessoal, materiais e serviços utilizados na execução dos serviços públicos.
O SIC foi desenvolvido por auditores e técnicos de controle interno da Contadoria-Geral do Município e Procempa, e será o primeiro estudo de caso apresentado no evento pelos auditores de controle interno Alexandre José Ramos Gomes, chefe da Equipe de Custos, e Celina Ritt Blazina, diretora da Contabilidade-Geral e vice-presidente da Ascontec.
Além de Porto Alegre, outras duas cidades apresentação cases no encontro: Presidente Prudente (SP), sobre a experiência do município com governo digital, e Aracaju (SE), com o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para gestão de informações territoriais.
A programação completa do evento pode ser acessada neste link: bit.ly/PNAFMPoa
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