A Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) deu início nesta semana à rodada de apresentação do projeto de implantação do Sistema de Gerenciamento de Custos para três secretarias piloto: Educação (Smed), Saúde (SMS) e Segurança. A ferramenta permite o acesso a informações consistentes para a tomada de decisões e deverá ser implantada nos demais órgãos do município.
A coordenação é da Equipe de Custos da Divisão de Contabilidade Geral (DCG) da Contadoria-Geral do Município (CTGM), formada por Auditores e Técnicos de Controle Interno. O projeto teve início em 2019, com o planejamento das etapas de implantação e elaboração do termo de referência para contratação de consultoria especializada em implantação de sistemas de custos.
"Na fase de diagnóstico foram realizadas reuniões com as secretarias para conhecimento dos processos e coleta de dados. Atualmente estamos finalizando a fase de modelagem dos custos", explica o contador-geral Vanderlei de Souza. Previsto no Plano Plurianual, eixo Gestão e Finanças, no programa Gestão de Processos, Tecnologia e Transparência, tem prazo final de implantação até final de 2022.
Confira a matéria publicada pela Ascontec sobre o trabalho da equipe responsável pela implantação do Sistema de Gerenciamento de Custos no Município de Porto Alegre, na data de 21 de novembro de 2019.
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