top of page

25 de Abril, Dia da Contabilidade

Instituído em 1926, o Dia da Contabilidade é comemorado no Brasil há 95 anos. Também lembrado como Dia do Profissional da Contabilidade, surgiu a partir de defesa do senador pelo Rio Grande do Norte João Lyra Tavares, que em 25 de abril defendeu a regularização da profissão de contábeis. Por este motivo, ele é considerado o patrono da contabilidade brasileira.


Mas a regulamentação da profissão só aconteceu cinco anos depois, com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as Ciências Contábeis no país. Até 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista. Em abril daquele ano, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para "Profissional da Contabilidade", referindo-se aos técnicos e contadores.


No Brasil, os profissionais da área comemoram a profissão em várias datas diferentes, por exemplo: Dia do Empresário da Contabilidade, em 12 de janeiro; Dia do Contador, em 22 de setembro; Dia do Técnico em Contabilidade, em 20 de novembro.


Todas as datas são uma homenagem à categoria responsável pelo controle, pelo planejamento e pela orientação financeira da organização onde atuam. No Município de Porto Alegre, o cargo de Auditor e Técnico do Controle Interno é exercido por profissionais da Contabilidade.


Dados sobre os profissionais: de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, atualmente estão registrados 358.745 contadores e 157.970 técnicos em contabilidade ativos em todo o país. No Rio Grande do Sul, são 24.888 contadores e 12.786 técnicos.

Texto com informações do Conselho Federal de Contabilidade e do portal Calendarr Brasil

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Edital de Convocação de Assembleia-Geral Ordinária

O Presidente da Associação dos Auditores e Técnicos de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no uso de suas atribuições legais, convoca os associados, em gozo de seus direitos, par

bottom of page