ASCONTEC homenageia gestores da Controladoria-Geral do Município
- ascontecpoa
- 1 de out.
- 3 min de leitura

A diretoria da Associação dos Auditores e Técnicos de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Ascontec) prestou homenagem à Controladoria-Geral do Município, durante a apresentação do Balanço da Gestão 2021-2025, em que o Controlador-Geral Sílvio Zago encerrou um ciclo de quatro anos e oito meses à frente do órgão para assumir a função de adjunto no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).

Além de apresentar os principais marcos de sua passagem pelo órgão, Zago ressaltou que os resultados positivos da CGM estão diretamente alinhados ao diagnóstico realizado junto aos servidores ainda em 2021, quando foram definidos três pilares de atuação - pessoas, processos e tecnologia da informação - com o propósito de fortalecer o controle interno e combater a corrupção.
“Os resultados alcançados são o reflexo direto do comprometimento e da competência técnica de cada servidor e servidora desta Casa. Com o fortalecimento do controle interno e da atuação preventiva, avançamos na garantia do correto uso dos recursos públicos e na consolidação de uma instituição moderna, autônoma e cada vez mais reconhecida pelo seu papel estratégico na gestão municipal”, destacou Zago, que também já atuou como presidente da ASCONTEC, tendo liderado a segunda diretoria da entidade, no biênio 2013-2014.
A ASCONTEC prestou homenagem ao controlador, entregando uma placa de reconhecimento pela gestão 2021–2025, e deu as boas-vindas, desejando sucesso à nova Controladora-Geral, Sandra Batistella, que dará continuidade ao trabalho de fortalecimento técnico e institucional da controladoria.
“A gestão do Sílvio Zago à frente da Controladoria-Geral do Município representa um marco de excelência para o controle interno em Porto Alegre. Ao longo de quase cinco anos, a CGM avançou de forma consistente no fortalecimento da transparência e na qualificação dos processos de auditoria, pilares fundamentais para uma administração pública eficiente, íntegra e responsável. Desejamos ao colega Zago muito sucesso em sua nova função no Previmpa e reiteramos nosso apoio e confiança na nova controladora-gera, que dará continuidade a esse trabalho estratégico para a cidade", comentou André Bellio, presidente da ASCONTEC. Resultados da CGM Porto Alegre — Gestão 2021–2024
Durante a gestão do controlador Sílvio Zago, a CGM consolidou avanços expressivos em auditoria, fiscalização e capacitação de servidores, reafirmando o compromisso com a eficiência da gestão pública e a integridade administrativa. Confira os principais marcos da gestão:
• 113 auditorias realizadas
• 175,9 mil processos de pagamento fiscalizados
• 24,2 mil solicitações de ações corretivas emitidas
• R$ 165,9 milhões em benefícios financeiros gerados à administração
• 2.862 fiscais de contrato e serviços capacitados
• 44 programas de integridade de fornecedores certificados
• 5 Processos Administrativos de Responsabilização de Pessoa Jurídica concluídos
• R$ 10,8 milhões em multas aplicadas (incluídos nos benefícios financeiros)
Atuação junto ao TCE-RS:
• 69 pareceres de contas emitidos
• 1.375 requisições de informações/documentos atendidas
• 132 decisões monitoradas
• 73 questionários respondidos
• 3.609 atos de nomeação e 4.465 de aposentadoria/pensão verificados
A apresentação do balanço ocorreu com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) no dia 30 de setembro. Criada pela Lei Complementar nº 625, de 3 de julho de 2009, a Controladoria-Geral do Município de Porto Alegre é o órgão central do Sistema de Controle Interno dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais, dotada de independência técnica e vinculada à SMTC.
Comentários