top of page

Sistema de Custos do Município é apresentado em seminário para servidores


Alexandre Gomes, da DCG, explicou implantação do sistema aos servidores municipais

Servidores da Administração Municipal de Porto Alegre conheceram em detalhes, na tarde desta quinta-feira (9) o Sistema Integrado de Custos (SIC) que já está disponível para as Secretarias e Departamentos onde o SIC já foi implantado para apuração de despesas e receitas por centros de custos.


O conteúdo foi apresentado no III Seminário de Custos, realizado pela Diretoria de Contabilidade Geral (DCG) da Contadoria-Geral do Município (CTGM) e foi patrocinado pela Associação dos Auditores e Técnicos de Controle Interno da Prefeitura de Porto Alegre (Ascontec).


O evento contou, em sua programação, com três exposições: a primeira, do Coordenador da Equipe de Custos da CTGM, o Auditor de Controle Interno Alexandre Gomes, que explicou o processo de implantação do SIC. A iniciativa torna Porto Alegre pioneira entre as capitais brasileiras e referência na implantação desse tipo de sistema gerencial.


Na sequência, o economista Cristiano Polzoni Ghinis, da Assessoria de Planejamento Orçamentário do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) falou do funcionamento do SIC no âmbito da Autarquia, o que permite à gestão municipal ter maior noção das perdas dos sistemas de água e esgotos e, inclusive, do cálculo tarifário do serviço oferecido à população.


Por fim, Paola Gorkos, do Gabinete da Inovação da Prefeitura, apresentou o case Papel Zero, programa da Prefeitura de Porto Alegre que tem o objetivo de reduzir, até o fim deste ano, o consumo de papel A4 e produtos correlatos, como impressoras , em até 50%, promovendo redução de custos, preservação de recursos e menor geração de resíduos.


Para a Diretora da DCG e vice-presidente da Ascontec, Celina Ritt Blazina, a realização desse tipo de evento é importante porque ajuda a consolidar junto aos servidores uma cultura de eficiência na prestação de informações e na qualidade dos dados apresentados. “É um trabalho no qual a Ascontec, como entidade representativa, também se envolve”, pontuou.


A Ascontec tem trabalhado intensamente para defender os direitos e interesses de seus associados e, com isso, fortalecer o serviço público e permanentemente garantir sua qualidade.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CGTM participa de encontro de contadores públicos

A Diretora da Divisão de Informações Legais (DILG) da Contadoria-Geral de Porto Alegre, Adriana Amorim, participará de um dos painéis do VI Encontro do Contador Público, que o Conselho Regional de Con

Comments


bottom of page