top of page

Associada da Ascontec apresenta case sobre informações contábeis da Capital

A Diretora da Divisão de Informações Legais (DILG) da Contadoria-Geral (CGTM) de Porto Alegre, Adriana Amorim, participou, na última quarta-feira, do VI Encontro do Contador Público, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) no auditório da Famurs, em Porto Alegre.

Adriana, que é associada à Ascontec, participou do painel “Experiências em divulgações voluntárias de informações contábeis do setor público”, e detalhou o balanço das finanças públicas que a Contadoria-Geral publiciza de forma online anualmente sempre no mês de abril, no site da Secretaria Municipal da Fazenda e por meio da publicação de uma revista veiculada desde 2008.


Na apresentação, Adriana salientou que a publicação regular tem o objetivo de “dar transparência aos números sobre a geração das receitas e a aplicação dos recursos em investimentos e na prestação de serviços”. “As informações são apresentadas de uma maneira simples e de fácil compreensão, com análises sintéticas e ilustradas por gráficos, proporcionando a qualquer cidadão conhecimentos sobre a situação das finanças da cidade”, pontuou.


A revista é elaborada pela DILG e é entregue, no mês de Abril, ao Presidente da Câmara Municipal, pelo Secretário Municipal da Fazenda, juntamente com os Balanços Contábeis, com dados consolidados da Administração Direta, autarquias, fundação e empresa pública.

Além disso, o Balanço das Finanças Públicas também é disponibilizado no site da Prefeitura de Porto Alegre, na página https://prefeitura.poa.br/smf/balanco-das-financas-publicas

A auditora de controle interno salientou a importância da divulgação dessas informações. “O objetivo é dar mais transparência e divulgação da gestão municipal, colocando-a à disposição da sociedade para o controle social”, explica.


Adriana participou do painel ao lado de Guilherme Lenz, integrante da Comissão Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCRS, que falou sobre o Balanço Geral do Estado publicado anualmente pela Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) do Rio Grande do Sul.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page