No Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE), duas auditoras são responsáveis pela seccional da despesa, hoje vinculada à Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria. São elas Adriana Vasconcelos Duarte e Adriana Rocha Rehn.
Adriana Vasconcelos Duarte Adriana Rocha Rehn
As profissionais realizam o trabalho de análise e execução dos contratos da autarquia, controle de bens e liquidação de materiais, controle e recolhimento de impostos. Também passa por elas a folha de pagamento do órgão e contratos que não sejam os compartilhados com a administração central da Prefeitura de Porto Alegre.
Conforme explica Adriana Duarte, a seccional dentro do DMAE é necessária para atender questões específicas de cada órgão e para prestar o suporte que as diretorias demandam, como orientação de como proceder em determinadas situações e esclarecimento sobre atualização das leis e normas.
Também no DMAE, na sala ao lado, fica a seccional da contabilidade, vinculada à Secretaria Municipal da Fazenda, sob responsabilidade da técnica Edi Eli Blauth. Ela conta que o fato de o Departamento Municipal de Água e Esgotos ter receita própria torna o trabalho mais parecido com o realizado pela própria Fazenda. “A movimentação diária é bem grande. Muitos
Edi Eli Blauth
setores dependem da nossa contabilização diária para ter posição do andamento do DMAE”, explica.
A rotina diária de trabalho inclui, por exemplo, a conferências de saldos e extratos, e uma relação mais próxima com a diretoria do órgão. Além disso, Edi é responsável pela elaboração de relatórios e balanços apresentados para a prefeitura ou diretamente ao Tribunal de Contas do Estado. Para isso, conta com o auxílio de outros dois servidores na seccional.
Edi comenta que seu trabalho na seccional da contabilidade é muito próximo do realizado pelas colegas da despesa, sendo que às vezes um setor conta com o apoio do outro. Ela avalia a despesa e contabilidade como áreas afins e diz não entender porque houve a separação entre duas secretarias.
Comments