Sistema de Custos de Porto Alegre se consolida como referência nacional e é tema de agendas com secretarias da fazenda
- ascontecpoa
- 19 de mai.
- 2 min de leitura
Nos próximos meses, a equipe de custos da Contadoria-Geral do Município (CTGM) de Porto Alegre receberá representantes de diferentes estados interessados em conhecer o Sistema Integrado de Custos (SIC) desenvolvido pelo órgão e utilizado para organizar e centralizar informações financeiras dos órgãos da administração municipal. Em junho, a Secretaria da Fazenda da Paraíba visita a Capital gaúcha, seguida pela Secretaria da Fazenda do Amazonas, em julho.
Em abril, os servidores Alexandre José Ramos Gomes, auditor de controle interno que integra como suplente o Conselho Fiscal da Ascontec, e o administrador Leo Fernando Gorodicht, ambos integrantes da Equipe de Custos da CTGM, palestraram para representantes das secretarias estaduais da Fazendo de todo o país.
Esses encontros têm servido para compartilhar a experiência de Porto Alegre com o desenvolvimento do sistema, em 2020, e sua gradual implantação nas secretarias e autarquias da Capital. Atualmente, a iniciativa está consolidada em todas as instâncias da gestão do Município, trazendo mais transparência, qualidade das informações contábeis e proporcionando mais embasamento para as decisões administrativas, otimizando a utilização de recursos públicos.

De acordo com Alexandre, o SIC ajuda a cumprir as exigências trazidas pela legislação, e representa “um recurso eficaz para o controle físico e financeiro, apoiando a gestão”.
Para 2025, as metas da equipe do SIC incluem a formulação de um projeto para fortalecer o viés gerencial da gestão de custos, e o aprofundamento gerencial na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), percorrendo os 55 processos internos (modelos de negócio) existentes na pasta. Futuramente, também deve ocorrer a implantação de um gerenciamento estratégico de custos, e o auxílio no desenvolvimento de ações junto aos órgãos da administração municipal.
“Hoje, o SIC da Prefeitura Municipal de Porto Alegre é referência nacional”, celebra Gorodicht.
Comments