Referência técnica entre as capitais brasileiras, o Sistema Integrado de Custos (SIC) da Prefeitura de Porto Alegre foi tema de uma palestra realizada na segunda-feira (18) no Sindicontábil Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul.
Os servidores Alexandre Jose Ramos Gomes, auditor de controle interno associado à Ascontec, e o administrador Leo Fernando Gorodicht, ambos integrantes da Equipe de Custos da Contadoria-Geral do Município (CTGM) falaram sobre o SIC para contadores de 25 municípios da base do Sindicontábil, como Encruzilhada do Sul, Rio Partido, Sinimbu e Venâncio Aires.
Os servidores falaram sobre o processo de implantação do sistema, seu funcionamento e o impacto do uso do SIC sobre as contas públicas. O SIC de Porto Alegre foi o pioneiro entre as capitais brasileiras e vem sendo exposto como case de sucesso pela Equipe de Custos em diversas cidades do País. “Em dezembro, finalizaremos a primeira etapa do SIC, com mapeamento dos Custos das atividades de todos os órgãos e autarquias da Prefeitura de Porto Alegre”, adiantou Gorodicht.
Para 2025, explicou o administrador, as metas da equipe incluem a formulação de um projeto para fortalecer o viés gerencial da gestão de custos, e o aprofundamento gerencial na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), percorrendo os 55 processos internos (modelos de negócio) existentes na pasta. “Estamos empolgados pelo sucesso do SIC, e isso nos motiva muito mais para ir além”, pontuou.
Gorodicht também elencou desafios futuros para a equipe, que incluem a implantação de um gerenciamento estratégico de custos, auxílio no desenvolvimento de ações aos órgãos da administração municipal, e a parceria com outros estados para o desenvolvimento de um SIC. “são metas arrojadas, que irão transformar a prefeitura de Porto Alegre na primeira Capital com Excelência em Custos, ao nível STN”, vislumbra.
Os servidores também pontuaram a importância do apoio, confiança e ferramentas fornecidas pela Secretaria da Fazenda e pela CGTM. “Tudo isso foi importante para propiciar um desenvolvimento fidedigno às informações contábeis e de custos da Prefeitura Municipal”, concluiu Gorodicht.
Comments